Notícias, Segurança

Efeito Redmond: Trojan Zeus infecta 74.000 hosts espalhados pelo globo

2.500 organizações espalhadas pelo globo, cerca de mais de 74.000 máquinas, estão envolvidas em uma botnet global devido a infestação do trojan Zeus permitindo que várias senhas bancárias, contas de email e dados confidencias sejam roubados.

Este trojan é enviado em um e-mail bastante convincente que simula uma mensagem da NSA, a Agência Nacional de Segurança do governo americano. O email pede que a vitima faça o download do relatório “2020 Project.” outra variante mascara o remetente [email protected] com a conta de email [email protected]

Como característica básica de um trojan horse ele pode ser usado para pesquisar e roubar arquivos em vários computadores, fazer o download e a instalação de vários programas e permite o controle remoto do computador infectado.

Somente 16 dos 39 anti-virus usados pelo Virustotal.com detectaram o arquivo infectado.

Alguns alvos destes ataques são empresas como Merck, Cardinal Health, Paramount Pictures, e Juniper Networks. Existem algumas especulações que os criminosos responsáveis pelos ataques estão localizados no Leste Europeu usando um servidor localizado na Alemanha.

Mais de 75 Gig de dados já foram roubados 68.000 logins de acesso a emails, contas bancárias, redes sociais, Yahoo, Hotmail e cerca de 2.000 certificados digitias ( SSL ) e dados individuais. Os computadores atacados também estão infectados pelo malware Waledac. As maiores vitimas destes ataques estão localizadas no Egito, Arábia Saudita, Turquia e Estados Unidos dentre os 200 países que possuem hosts infectados.

Como ocorreu anteriormente com o plugin Sothink Web Video Downloader do Firefox somente os usuários do sistema operacional de Redmond estão fadados a sofrer esse mal irremediável.

Este não será o 1o. nem o último ataque global aos usuários deste sistema. Culpa somente de tio Bill e os seus comparsas? Acredito que não. Acredito que boa parte culpa venha dos usuários pelas seguintes razões:

1o. Usar Windows
2o. Usar Windows
3o. Não possuir o mínimo discernimento do valor das informações contidas em suas máquinas
4o. Não se proteger usando ferramentas de segurança além do já batido e cada vez mais ultrapassado AV.
5o. Clicar em qualquer maluquice que surge em sua tela.
6o. Não verificar a procedência das mensagens que surgem em suas caixas de email
7o. Vou parar aqui senão a lista não acaba.

Posso facilmente listar alguns worms e malwares que acabaram com metade do globo na última decada:

Nimda
Sircam
Blaster
Sasser

Quer a lista completa desde 1970? Clique AQUI

Para ajudar este intrépidos usuários disponibilizo o LINK de uma ferramenta para remoção do Zeus.

Infelizmente não posso garantir a eficácia da ferramenta porque sou um feliz e seguro usuário do GNU/Linux desde 1997, inclusive fiquei um pouco desatualizado sobre o assunto vírus por causa desta escolha.

Fonte

5 Comments

  1. “Inclusive fiquei um pouco desatualizado sobre o assunto vírus por causa desta escolha.” Disse tudo. As pessoas às vezes me perguntam como que retira tal vírus ou o que ele faz e eu digo que não sei mais qual o melhor antivírus nem como retirar as pragas. Ainda por cima me xingam com a clássica: “Ué, mas você não mexe com informática? Deveria saber.”
    Assim como o autor do post eu sei como nunca pegar vírus. Já é um grande conhecimento, não acham?

  2. Lembro do quanto o pessoal ficava apavorado com o “sasser”… tempos em que o povo se desesperava e não sabia o que fazer… Hoje o povo nem lembra mais…

  3. Trabalho com adm e suporte desde 1989 , e as piores horas de trabalho da minha vida são relativas a questão de insegurança do sistema windows , é desanimador , 95% das empresas usam windows pirata , isto é, sem atualização de segurança nenhuma , mesmo que isto não resolva 100% , e já que não se paga por nada , quando você pelo menos pede para que se adquira um bom antivirus , os caras do money acham um absurdo.
    Em protesto não procuro mais por soluções “alternativas” e ilegais de atualização de copias pirata.

  4. Mais uma epidemia de virus pra Windows?! Oh não!

    Essas avalanches sempre são seguidas de dezenas de matérias na net, na TV e na mídia impressa aonde “especialistas” garantem que o Linux, além de também ser vulnerável e possuir centenas de ameaças (que ninguém nunca diz quais são, são tão ou até mais inseguros que o Windows 7 original (sem mencionar a necessidade de antivirus).

    Preparem os seus estômagos, vamos ter muita besteira para ler nas próximas semanas.

Comments are closed.