Vocês sabiam que querem cobrar anuidade dos profissionais de informática?
Vocês sabiam que somente os profissionais formados nos seguintes cursos poderão ser regulamentados:
– Análise de Sistemas
– Ciência da Computação
– Processamento de Dados
Se sua resposta for não então é melhor dar uma lida neste blog.
Leitura Recomendada!!!!!!
Regulamentar.
Nós não estudamos 4 anos a toa. Nem fazemos mestrados nem doutorados a toa.
[…] Post copiado gentilmente de planeta.ubuntubrasil.org […]
Nao concordo de forma alguma, regulamentar vai só atrasar nossa informatica, pois diploma não mostra competência de nenhum profissional.
Se fosse ao menus algum tipo de prova pra qualificar o profissional, ai sim seria uma solução menus pior.
Aqui na minha cidade anapolis-go, a maioria das pessoas que conheço que fizeram uma faculdade de algo ligado a informatica, sairam de lá sem saber programar e aprenderam a programar por fora.
vlw
Acho que esse projeto especificamente tem muitas falhas para a regulamentação, mas penso que a profissão deve ser regulamentada COM CERTEZA. Talvez o melhor fosse um outro projeto de lei mais bem acabado.
Apenas um adendo ao comentário do Daniel. Faculdade de programação não é igual a “saber programar”. Essa é uma das muitas visões erradas que as pessoas têm dos cursos de computação. Eles vão muito além de programação, e é isso que infelizmente vários cursos de fundo de quintal (“pagou passou”) não contemplam.
Acho que não é tão simples assim analisar esta questão. Vejam no meu blog, inclusive os comentários.
Q vergonha esse post!!!
se o PL nao presta o negocio é pressionar por outro
agora o “mote” da anuidade é uma baixaria total
vcs tem q comecar a se valorizar,
qualquer zé mané diz que é técnico e programador e queima todo mundo
e bons profissionais tb sao explorados até o osso
sou totalmente a favor da regulamentacao para valorizar a profissao e proteger a sociedade de mals profissionais
acordem!!!!
Digo SIM a regulamentação da profissão..
Sem esta, fico sendo comparado a 500 mil profissionais de fundo de quintal que acham que sabem o que estão fazendo, mas na verdade só denigrem a profissão..
Olás,
Que fique claro que não sou contra a regulamentação da nossa profissão. Sou contra somente 3 cursos serem regulamentados.
Como ficam os profissionais formados em cusos de graduação tecnológica, sistemas de informação e outros.
Minha preocupação é somente está.
Abraço a todos.
A Sociedade Brasileira de Computação vem discutindo o assunto há vários anos. Veja o site: http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&subject=107
Infelizmente a SBC não faz nada para regulamentar as profissões de informática. Sempre foi contrária, isso porque a maioria dos que estão lá no comando não são da área da computação. Por essas e outras que eu não sou mais filiado e inclusive já mandei e-mail para eles dizendo que só volto a me filiar quando mudarem essa posição. Apago todos os anos os e-mails deles com pedido para me filiar novamente. Não posso me filiar a uma entidade que vai completamente contra os interesses da minha profissão.
Sem esta, fico sendo comparado a 500 mil profissionais de fundo de quintal que acham que sabem o que estão fazendo, mas na verdade só denigrem a profissão..
CONCORDO COM VC !!!!!!!!!!! JA DEVIA TER FEITO ISSO FAZ TEMPOOOOOOOOOOO …!!!!!!!!!!!!!
Claro que sou a favor. Assim como os médicos, engenheiros, dentistas, veterinarios e etc. os ‘informatas’ também devem ser regularizados.
Digo SIM a REGULAMENTAÇÂO, só com a categoria bem definida será possível fazer piso mínimo SALARIAL com força de LEI e não de ACORDOS COLETIVOS.
Pessoal,
Se esse projeto de Lei for aprovado, acho difícil tirarem a cobrança de anuidade. Basta observar como funcionam conselhos desse tipo no Brasil . O CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) faz esse tipo de cobrança. O pior de tudo é que, na prática, esses conselhos mais atrapalham que ajudam. Pra cada ART (Anotação de responsabilidade técnica) que um engenheiro e/ou arquiteto tem que assinar, uma cobrança é feita do CREA. E na hora que precisamos deles… é uma dificuldade.
Sinceramente, nem sei se é bom ou ruim a criação desse conselho para a informática. Por um lado, não tem a profissão regulamentada dá margem a muitas pessoas exercerem sua profissão, por outro, esses conselhos são geralmente muito “politizados” e fazem pouco pelos profissionais da área aqui no Brasil.
Uma coisa é certa, deixar de cobrar uma anuidade, isso eles não vão deixar.
Ruim com eles (conselhos) pior sem eles. 🙂
MARIO MEYER
Sem essa, fico sendo comparado a 500 mil profissionais de fundo de quintal que acham que sabem o que estão fazendo, mas na verdade só denigrem a profissão.
marco_piracicaba
Não sei de onde tirou este número, mas, já parou para pensar quantos destes são formados?
Exatamente, formados e incompetentes.
Após a regulamentação esta comparação estará oficializada.
*********************************
MILTON
Faculdade de programação não é igual a saber programar.
Estranho.
Por que nos países desenvolvidos não pensam como você?
Por que lá não existe esta tal regulamentação e tudo funciona muito bem?
Já parou para pensar na quantidade de aplicativos por você usado, cuja origem é desses paises?
****************************************
PENGUIN
Como ficam os prifissionais formados em curso de graduação tecnológica, sistema de informação e outros.
Como ficam estes mesmo profissionais em outros países, onde esta regulamentação não existe?
***************************************
Um outro fato interessante:
Quem daqui, quando adquire um aplicativo na net, questiona se o desenvolvedor tem ou não diploma?
Quem questiona se o desenvolvedor é brasileiro, chines, indiano, africano…?
Após a regulamentação (se vingar), muitos “não diplomados” continuarão a desenvolver seus aplicativos, venderão através de sites internacionais e continuarão como hoje, oferecendo suporte técnico via internet.
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/jornalPDF/ju392paq02.pdf
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/jornalPDF/ju392pag02.pdf
Sou totalmente a favor da regulamentação dos profissionais da área, não estudei 4 anos a toa, não aprendi nas “coxas” como existem muitos técnicos por ai, pois para mim quem é a favor da não regulamentação não é um profissional sério, pois se fosse estaria estudando ou já seria formado na área, ser um profissional não consiste em saber apenas programar, pois quem é graduado sabe muito bem do que estou falando, estou fazendo pós-graduação em Desenvolvimento de Sistemas Web – Mbis, e no ínicio de 2012 estarei iniciando o meu mestrado e logo após isso se Deus quiser será o doutorado, quem não é graduado tem a noção do que seja isso, com certeza não!!!, vcs gostariam de serem operados por uma pessoa que tem apenas conhecimentos superficiais de medicina???, entenderam o que eu quis dizer né??
Sou totalmente a favor da regulamentação dos profissionais da área, não estudei 4 anos a toa, não aprendi nas “coxas” como existem muitos técnicos por ai, pois para mim quem é a favor da não regulamentação não é um profissional sério, pois se fosse estaria estudando ou já seria formado na área, ser um profissional não consiste em saber apenas programar, pois quem é graduado sabe muito bem do que estou falando, estou fazendo pós-graduação em Desenvolvimento de Sistemas Web – Mbis, e no ínicio de 2012 estarei iniciando o meu mestrado e logo após isso se Deus quiser será o doutorado, quem não é graduado tem a noção do que seja isso??, com certeza não!!!, vcs gostariam de serem operados por uma pessoa que tem apenas conhecimentos superficiais de medicina???, entenderam o que eu quis dizer né??