O Ossec HIDS é sem sombra de dúvidas uma das maiores ferramentas de proteção de host, mas como nada é perfeito existe uma deficiência na detecção e bloqueio de portscans.
O próprio Daniel Cid, pai da criança, informou isso em resposta a um questionamento sobre o assunto na lista do Ossec. Vejo o trecho abaixo:
“Ossec by itself does not detect portscans. However, if you send your firewall
logs to ossec it can detect portscans by analyzing your fw logs…”
Para ajudar neste tarefa Daniel indica o uso do iplog em conjunto com o Ossec, mas a última versão é de 2001 e sem manutenção como informa seu desenvolvedor:
“I am through working on this project. I will not be making any updates, and I will ignore just about all email about it. If anybody wants to take it over (for whatever reason), let me know.”
Para atender está demanda podemos utilizar o Postsentry, IDS responsável por detectar e bloquear tentativas de varredura de portas TCP/UDP.
Neste artigo irei apresentar como integrar o Ossec ao Portsentry tornando mais robusta a segurança do seu host. Estou levando em conta que você já possui o Ossec instalado e funcionando.
Instale e inicie o Portsentry
aptitude install portsentry && portsentry -atcp && portsentry -audp
Prepare o Ossec para trabalhar juntamente com o Portsentry adicionando algumas regras locais e do decoder[1].
[1] O decoder é responsável por interpretar os logs de várias ferramentas e juntamente com as regras realizar alguma ação.
Primeiro remova a seguinte regra (linhas 2240-2257) do arquivo /var/ossec/etc/decoder.xml
<!– Portsentry –> <decoder name="portsentry"> <program_name>^portsentry</program_name> </decoder>
<decoder name="portsentry-attackalert"> <parent>portsentry</parent> <prematch>attackalert: Connect from host: </prematch> <regex offset="after_prematch">(S+)/S+ to (S+) port: (d+)$</regex> <order>srcip,protocol,dstport</order> </decoder>
<decoder name="portsentry-blocked"> <parent>portsentry</parent> <prematch>is already blocked. Ignoring$</prematch> <regex>Host: (S+) is</regex> <order>srcip</order> </decoder> |