Press "Enter" to skip to content

Previsões da Websense para a Segurança em 2007

Websense diz que a nova tendência é uma forte união entre a comunidade hacker com criminosos para formar uma economia cibercriminosa mais organizada.

Especialistas da Websense também prevêem que as brechas de segurança de sites da Web 2.0 (que permitem uma maior interação com usuários a partir de aplicações online) começarão a ser exploradas ainda mais à medida que os sites ficarem mais populares e a segurança de cada um deles, atualmente em segundo plano, passar a ser debatida.

Da lista dos 20 sites mais visitados da web, estima-se que 80% pertençam à chamada Web 2.0, entre eles sites como Wikipedia e MySpace, sites que por estarem sempre modificando seu conteúdo são mais difíceis de ter um controle efetivo de segurança, conforme noticiou o site ITP.net. O fato de atraírem milhões de visitantes os torna ainda mais atraentes para os criminosos.

Também para 2007 pode ser que ocorra um aumento na exploração de falhas em tecnologias de ferramentas antiphishing e também um aumento no sigilo de dados para evitar que informações importantes vazem. Aumentará também o uso da criptografia e de BOTs, empregados para controlar as chamadas “botnets”, que são redes de computadores “zumbis” atacados por softwares maliciosos usados principalmente para ataques a outros servidores.

Fonte: Terra Segurança