Press "Enter" to skip to content

Bacula: Gestão de Backup Distribuida – Conceitos

De acordo com a norma NBR ISO/IEC 17799:2005:

12.1.3 Salvaguarda de registros organizacionais

Convém que registros importantes de uma organização sejam protegidos contra perda, destruição e falsificação. Alguns registros podem precisar ser retidos de forma segura para atender a requisitos estatutários ou regulamentações, assim como para apoiar as atividades essenciais do negócio…

Para atender este controle da norma torna-se imprescindível a implantação de um sistema de backup. Existem vários sistemas pontos para realizar está tarefa dentre vários posso citar algumas estrelas do mundo proprietário:

* ArcServe
* BackupEXEC

Porém posso destacar dentro da vasta lista de ferramentas livres o Bacula. Ele anda lado a lado com os softwares citados anteriormente sem dever nada ( veja Current State). As poucas “limitações” encontradas são:

* Não possuir agentes para banco de dados. Porém antecipo que isso não venha a ser uma grande limitação como mostrarei mais tarde.
* Sua configuração é um pouco complicada para quem não tem muita experiência.

Porém depois de configurado o Bacula mostra que não deve nada a ninguém, ele da conta do recado e sobra em funcionalidades.

Veja um comparativo entre os diversos softwares de backup

Antes de apresentar um completo how-to sobre o Bacula preciso falar sobre alguns conceitos importantes para o bom entendimento não só da ferramenta, mas de todo o conceito por trás da arte de manter cópias de segurança do seus dados.

Estratégias

O básico de tudo é entender as possíveis estratégias de backup, a melhor estratégia é aquela que atende suas necessidades. Alguns itens que ajudarão na escolha são:

* O que irei guardar?
* Qual o tamanho dos dados que serão guardados?
* Qual tipo de mídia utilizar? Fita, CD, DVD, HD?
* Os dados serão mantidos por quanto tempo?
* De acordo com o valor da informação qual o tempo de recuperação ideal?

Após responder estes e outros questionamentos você estará habilitado a definir a melhor estratégia

Backup Completo ( Full )

Faz um backup completo dos dados. Uso recomendado na inexistência de uma política de backup. A grande desvantagem é a quantidade de espaço ocupado, consequentemente os dados não serão mantidos por muito tempo. Dependendo do volume de dados a rotatividade máxima será semanal.

Backup Diferencial

Este tipo de estratégia é bastante interessante para quem ainda não confia em suas estrutura de backup. Aqui é gerado um backup full e vários backups diferenciais. O backup diferencial é o somatório do que foi alterado após o full, isto significa que para recuperar os dados somente são necessários o full e o último backup diferencial. A grande vantagem é a diminuição da quantidade de volumes e o restore não necessita de todos os diferenciais gerados.

Backup Incremental

Nesta estratégia após o backup full serão gerados backups incrementais. Para fazer o restore serão necessários os volumes full e todos os volumes incrementais. Ela se aplica a uma estrutura totalmente confiável de backup pois se qualquer volume estiver danificado o restore não será realizado.

Seus backups poderão seguir as rotações diárias ( full ), semanais e mensais. Para reduzir os custos com mídia o ideal é fazer a reciclagem dos volumes.

Exemplo de rotação semanal:

Dom – Backup Full
Seg a sexta-feira – Backups Diferenciais
Reciclagem – Semanal ou Quinzenal

Como informei anteriormente a melhor estratégia é aquela que une eficiência e menor custo. Na conclusão do segundo post apresentarei a minha experiência com o Bacula na Colivre

3 Comments

  1. Heitor Faria Heitor Faria March 29, 2010

    Muito bom, Alex.
    Pulbiquei lá no site.

    Abraços!

  2. Ciro Bessa Ciro Bessa March 29, 2010

    Parabens pelo artigo e pela iniciativa, muito bom divulgar uma ferramenta de backup tao boa, pena que esta ainda seja complicada.
    Mesmo assim acredito que em breve, ela estará abalando instalacoes de backupExec e ArcServer.

    Abracos
    Ciro

Comments are closed.