Press "Enter" to skip to content

Ubuntu sobrevive ao desafio hacker

Quando Charlie Miller chegou para tentar invadir o recém-lançado MacBook Air com o OS X 10.5.2 (Leopard) -o mais recente representante da linhagem dos sistemas operacionais que já teve fama de praticamente inviolável-, havia expectativa se ele conseguiria ser o primeiro hacker a vencer o desafio PWN TO OWN 2008. Miller já chamou o desafio de “Superbowl dos hackers”, em alusão à grande disputa do futebol americano.

Era o segundo dia do desafio. No primeiro, com regras mais rígidas, os três sistemas a serem desafiados -OS X, Ubuntu e Vista- passaram incólumes.

Enquanto Miller calmamente conectava seu desgastado MacBook Pro ao fininho Air, cerca de 20 pessoas se postaram à sua frente. Ele tinha 30 minutos para usar uma falha que o permitisse acessar, na vítima, um arquivo escolhido pela organização do evento.
Cerca de três minutos depois, ele disse: “Está feito”, para gritos e aplausos da platéia. “Foi fácil”, mas faltava checar.

Um dos organizadores -aquele que entrou em um site com um código malicioso criado por Miller, como permitia a regra para o segundo dia- sorriso no rosto, verificou aqui e ali. Estava feito.

Miller então teve que assinar um documento garantindo que ele não vazaria as informações sobre o bug antes que a falha utilizada fosse corrigida. Foi divulgado, apenas, que era um problema no Safari.

Miller já sabia o que fazer. “Trabalhei nisso [no bug] cerca de uma semana”, disse ele à Folha. Questionado se esse tipo de concurso não era prejudicial, pois jogava luzes sobre problemas que poderiam ser utilizados por criminosos, Miller respondeu: “Não. Agora a Apple vai conhecer a falha e corrigi-la. Se não fosse assim, ela continuaria lá. Como existem diversos outros bugs para serem explorados.”

Miller, que trabalha na empresa de segurança digital Independent Security Evaluators, é conhecido por ser um dos primeiros hackers a descobrir uma falha que permite invadir o iPhone.
Resta um

No terceiro dia, quando o Air já não estava na disputa, os computadores receberam populares programas desenvolvidos por terceiros -o navegador Firefox e o OpenOffice, por exemplo.

Depois de algumas horas tentando, um trio utilizando um MacBook Pro conseguiu explorar uma falha no Flash e invadir o Windows Vista. Restou intacto o Ubuntu, para a surpresa dos organizadores. Shane Macaulay, que ajudou a invadir o Vista, já havia contribuído para invadir um Mac no ano passado.

Fonte: Invasao.com.br

10 Comments

  1. Carlos Serrão Carlos Serrão May 26, 2009

    Este post está um pouco desactualizado, não?

    Estamos a falar de uma versão do Leopard já bastante antiga (10.5.2), visto que a actual é a 10.5.7.

    Depois, estes concursos são sempre um pouco “biased” pois não indica nada (quase nada) acerca da segurança do SO, mas sim quanto é que o tipo queria um Macbook Air.

    Por último, trata-se de uma falha de uma aplicação, e não do SO.

    Podemos discutir se o Safari faz ou não parte do SO, mas pronto… acho que não vale a pena ir por aí.

  2. An An May 26, 2009

    “Depois de algumas horas tentando, um trio utilizando um MacBook Pro conseguiu explorar uma falha no Flash e invadir o Windows Vista.”

    A vulnerabilidade existia no flash se fosse tentada no ubuntu teria igualmente sucesso como podem ver aqui:

    http://www.adobe.com/support/security/bulletins/apsb08-11.html

    Platform: All Platforms!

    E já agora isto é bem antiguinho… tem mais de um ano.

  3. Carlos Serrão Carlos Serrão May 26, 2009

    Sim,
    eu não estou a defender o Mac OS X sobre o Windows ou o Ubuntu. Aliás, uso qualquer um deles…

    É óbvio que o facto do Mac sofrer de menos problemas de segurança se deve ao facto da sua fraca, mas crescente adopção. E isso sim pode começar a representar graves problemas de segurança.

    Vamos ver com o vem agora o Snow Leopard, em que a Apple aposta claramente numa melhoria do que já existia e não em novas features. Vamos ver se isso se estende igualmente ao nível da segurança.

    Se a Apple quiser continuar a crescer, vai mesmo ter que apostar em ser melhor do que os concorrentes (principalmente Windows) em termos de segurança, também.

    Um abraço.

  4. Carlos Serrão Carlos Serrão May 26, 2009

    Btw,
    só mais uma coisa, acho que se a Apple quiser, até tem uma boa base de trabalho para desenvolver uma plataforma segura, afinal de contas usa uma plataforma *ix-based.

  5. xpto xpto May 26, 2009

    crap..crap..crap. noticias destas lixo com elas

  6. […] Ubuntu sobrevive ao desafio hacker « Penguim’s Place Quando Charlie Miller chegou para tentar invadir o recém-lançado MacBook Air com o OS X 10.5.2 (Leopard) -o mais recente representante da linhagem dos sistemas operacionais que já teve fama de praticamente inviolável-, havia expectativa se ele conseguiria ser o primeiro hacker a vencer o desafio PWN TO OWN 2008. Miller já chamou o desafio de “Superbowl dos hackers”, em alusão à grande disputa do futebol americano. […]

  7. André André June 10, 2009

    Notícia velha … era o ubuntu 7.10 ainda … enfim, só mostra que só o LINUX está seguro nesse mundo e isso não é de hoje … estão esperando serem roubados para migrarem pra Ubuntu?

  8. Edson Vicente Carli Junior Edson Vicente Carli Junior August 26, 2009

    AAo Carlos e An.

    A proteção em cascata do Linux não permitira o uso do bug do Flash.

    E falha em programas que permitam explorar falhas no SO é sim considerado falhas em SO. O SO não pode admitir que falhas em programas afetem-o.

Comments are closed.