Press "Enter" to skip to content

Backup fácil usando o Gspace+Gmail

Recentemente precisei dar uma guaribada no meu sistema, até ai está tudo tranquilo. O problema é que minha partição /home está criptografada e quando eu instalei o novo sistema meus dados ficaram inacessiveis.

Após algumas tentativas sem sucesso acabei perdendo meus dados e por incrivel que pareca eu não tinha um backup atualizado.

Como na vida cometer o mesmo erro 2 vezes é burrice, procurei uma solução simples e rápida para gerar um backup dos meus dados e achei o Gspace.

O Gspace é um plugin do firefox que funciona como um cliente de ftp, só precisa informar a conta do gmail, criei uma conta só para manter meus arquivos.

Com certeza agora posso ficar tranquilo em manter meu /home encriptado.

null

gspace

4 Comments

  1. Adam Astor Adam Astor February 9, 2008

    Como eu faço para transferir arquivos para lá?
    Grato.

  2. penguim penguim February 9, 2008

    Olá Adam,

    Só é selecionar o arquivo e clicar na seta.

    Sds,

    Alex

  3. Daniel Daniel February 9, 2008

    Bem, já passei bastante por esse tipo de problema e encontrei uma solução básica mas que funciona… Ao inves de guardar todos os meus arquivos na particao /home, sempre crio uma particao extra /Dados e armazeno tudo lah… dessa forma quando preciso reinstalar o sistema formato todas as particoes, exceto a /Dados e voilá… Para criptografia eu utilizo o excelentissimo TrueCrypt que agora na versao recem lancada 5.0 tem uma GUI para Linux e suporta a criptografia completa de particoes inclusive com montagem automatica durante o boot.
    P.S: Claro que antes eu gero um tar do meu /home.

    Abracos.

Comments are closed.