Press "Enter" to skip to content

Experts descobrem como quebrar proteção de cartões de crédito com chip

cc

Um grupo de pesquisadores desobriu uma falha significativa no sistema de segurança chip-e-PIN (senha) usado por companhias de cartão de crédito no mundo todo. A falha permite que um atacante use o cartão sem o PIN associado a ele.

Em uma operação normal, utilizando o chip e o PIN do sistema, o portador precisa digitar uma senha para autenticar a si mesmo. Mas os pesquisadores descobriram uma maneira de usar o cartão ao digitar qualquer código PIN, tornando o sistema de autenticação inútil. E de fato, devido à forma como o sistema funciona, a operação ficaria completamente legítima para o banco, o que demonstraria que a senha correta foi usada.

A falha é que quando você coloca um cartão em um terminal, uma negociação ocorre sobre como o titular do cartão deve ser autenticado: usando um PIN, uma assinatura ou nada. Esta subprotocolo em particular não é autenticado, assim você fazer o cartão “pensar” que está fazendo uma transação de chip-e-assinatura, enquanto o terminal pensa que é chip-e-PIN. O resultado é que você pode comprar coisas usando um cartão roubado e um PIN de 0000 (ou qualquer coisa que você quiser). Fizemos isso, filmando, usando cartões de vários jornalistas. As operações funcionaram e os recibos vieram com impresso “Verifcado por senha”.

O ataque foi desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Universidade de Cambridge, incluindo Ross Anderson, Steven J. Murdoch, Drimer Saar e Mike Bond. O grupo descobriu que eles eram capazes de usar o ataque online com sucesso, bem como nas operações do mundo real.

Então, o que deu errado? Em essência, existe um buraco nas especificações que criam o sistema “Chip-e-PIN”. Essas especificações consistem no quadro do protocolo EMV, o sistema regras de cada cartão (Visa, MasterCard), as regras nacionais de pagamento, e os documentos produzidos por cada emissor individual descrevendo suas próprias personalizações. Cada especificação define os critérios de segurança, opções de ajustes e conjuntos de regras – mas nenhuma assume a responsabilidade por listar os controles no terminal. Como resultado, centenas de emitentes independentemente fazem a coisa errada, com a falsa garantia de que todas as bases estão cobertas a partir das especificações comuns. A especificação EMV está quebrada, e precisa de conserto.

O sistema chip-e-PIN sistema é o regime de segurança para transações de cartão de crédito dominante em vários países, e os pesquisadores disseram que precisa ser totalmente reformulado.

“Nos últimos cinco anos, milhares de usuários de cartões foram roubados e tiveram seus cartões usados por criminosos. Os bancos muitas vezes dizem a eles que a senha foi usada, então a culpa é dos clientes. Entanto, nós mostramos que é fácil de usar um cartão sem conhecer a senha – e o recibo diz que a operação foi “verificada pelo PIN”, mesmo que não tenha sido “, disse Anderson, em comunicado.

Referência: http://threatpost.com/pt_br/